- Técnicas de Contação de Histórias
O contador de histórias/professor ou um familiar, pode se apropriar dessas técnicas e recursos para o uso cotidiano. Cada uma delas é interessante, dinâmica e auxilia a alcançar objetivos pré-definidos com a contação de histórias, tais como:
a) Histórias com comandos – onde o contador define quais os tipos de comandos serão realizados, exemplo: Na história de Davi e Golias, a cada vez que ouvirem Davi, deverão bater uma palma, e Golias, duas palmas. Cada professor/contador pode definir os comandos.
b) Histórias com elemento surpresa – serão tirados de caixas, malas, ou podem estar escondidos embaixo de armário ou dentro de algum móvel.
c) Histórias com participação da Pessoas – elas são convidadas a segurarem figuras, livros, ou algum outro objeto, ou ainda para participarem como algum personagem.
III. Recursos para a contação de histórias
a) Histórias com Onomatopeias – os sons dos personagens contados terão seus sons falados pela criança.
b) Histórias com Gestos – os gestos relativos as falas da história ou a falas dos personagens são representadas pela criança.
c) Histórias com Sons – como novela de rádio. Histórias sem fim – cada um cria um trecho para uma história conhecida levando para a forma que gostaria que fosse o enredo da história.
d) Histórias Musicalizadas – a história é cantada como Do Egito escravo fui”. Histórias cantadas – é permeada por música em seu enredo como, por exemplo, a história do Davizinho.
e) História Segundo a Visão de cada um dos Personagens – Pedro narrando a tempestade.
f) Técnica da História Continuada – Um começa e o outro continua.
g) Técnica do Traço – a criança faz um traço, do traço faz um desenho inteligível, do desenho ela imagina uma história, ela deve juntar seu desenho e história com a de outro amigo e fazer uma junção, depois deve juntar com uma dupla, até juntar todas as crianças da sala.
h) Técnica do Reconto da História – a criança reconta a história à sua maneira;
Existem ainda algumas atividades enriquecedoras para o momento de contação de histórias como cantar, tocar, dançar ou ouvir músicas durante, antes ou depois da história. As frases de impacto também dão um tom especial: “Há muito tempo atrás”, “Há muitos e muitos anos”, “Numa terra bem distante”, “No meio de um deserto…”
Podem ser usados ainda recursos como: dramatização, desenho, recortes, modelagem, criação de textos orais, brincadeiras, dinâmicas, desafios, dedoches, fantoches, livros, gravuras, biombos, caixas de tamanhos variados, caixas surpresa, instrumentos musicais, bonecos, brinquedos, cartazes, tapete de contação, teatro de varas, slides, avental, baú, fantasias, máscaras, dentre outros. Todo aparato ou indumentária mobiliza diferentes habilidades de pensamento, imaginação, possibilitando a identificação com a narrativa de cada história.
1 resposta em “Técnicas de Contação de Histórias”
Boa noite, como fazer para adquirir a apostila?