Diversificações do Drama

1.Pantomima

Enquanto um grupo canta outro encena ou representa: “Páscoa”.

2. Histórias engraçadas

Histórias que narram momentos divertidos ou engraçados dos personagens: Passarinhos; Zoiudo; A onça e o gorila; Zoiudo.

3. Comédia/Esquete

Normalmente são engraçadas e curtas (como uma piada encenada). Peça onde predomina o divertido (piada): “Múmia”.

4. Conto Popular

Possui uma narrativa breve e com poucos personagens. Não tem um autor específico, passa de pai para filho: “A Mulher da rádio”.

5. Apólogo

Narrativa breve vivida por seres inanimados que adquirem vida e aludem a uma situação exemplar: A Agulha e a Linha qual será a Rainha?

6. Parábola

Narrativa de comparação vivida por seres humanos em ensinamento moral ou espiritual Representante: Jesus. Obras: .O bom samaritano; A ovelha perdida; A moeda perdida; O filho (perdido) pródigo; O administrador desonesto; O homem rico e Lázaro; Os servos; A viúva e o juiz; Os talentos; Os lavradores maus; A roupa nova; O vinho novo; Os dois alicerces; Os dois devedores; O semeador A lamparina; Os empregados alertas; O amigo persistente; O rico sem juízo; O empregado fiel; A figueira sem figos; A figueira sem folhas; A semente de mostarda; O fermento; Os convidados para festa de casamento ; A grande festa; A construção duma torre; O fariseu e o cobrador de impostos; O retorno do proprietário; A semente que cresce; O joio; O tesouro escondido; A pérola; A rede; O empregado mal; Os trabalhadores no vinhedo; Os dois filhos; A festa de casamento; As dez virgens; As ovelhas e as cabras.

7. Alegoria

Expressão de ideias através de imagens, em prosa ou em verso tem significação completa em dois níveis: denotativo e figurativo: “História de Natã para Davi”.

8. Apoteose    

É a cena final e deslumbrante de uma cena teatral. Ou pode ser desenvolvida para expressar uma história ou uma música; para abrir ou fechar algum programa. É o clímax: “A morte de Cristo”

9. Narrativa

Exposição de uma história de forma oral, sendo que só um narrador imita a voz característica de cada personagem. Exemplo: “Estrela Azul”.

10.  Histórias de fundo moral

Histórias contadas ao longo de muitos anos. A maioria é de autor desconhecido. Têm como objetivo levar os ouvintes a refletirem sobre temas emocionais e morais: A Professora, a Menina e Jonas; Os três leões; Três homens e um rio caudaloso; O Barco; A casa queimada; A Teia de Aranha; O velhinho e sua esposa; A vaquinha; Tantom; Vaquinha; Jarro de flores da mãe; Médico e o motorista; Cego de Paris; Cesta de flores; A Flor da sinceridade; Os três conselhos; O Pai e a cadeira de rodas; O Cervo e o leão; O Pai o filho e a forca; Os três conselhos; O sábio e o rei; A Velhinha do asilo; A Estrela do mar; Couro de jacaré; Bonequinha de arroz; O macaco;  Casa de John Wesley; O Salmo 23; Flores pra mamãe; Festa do dia das mães; Garrafa de café; Os ovos e a caixa; Vendedores de sapato na Indonésia; Billy e Hilary Clinton; O idiota e a moeda; Cicatrizes; Inocente ou culpado; Permissão para buscar o amigo na batalha; O trem; Garrafa de café; Os ovos e a caixa; O japonês e o computador; O Cabeludo; A Carta e o Menino.

11. Monólogo

Peça onde apenas um narrador apresenta, falando na primeira pessoa, Ele é o próprio protagonista da história. Exemplo “Margarida Friorenta”.

12. Diálogo

Peça com dois personagens que conversam apresentando toda história. Exemplo:  “João e Maria”.

13. Teatro de Arena 

Peça fora do palco, que pode ser apresentada a qualquer hora e em qualquer lugar. Exemplo: “Quiquita”.

 

 

14. Jogral

A leitura é feita de forma dinâmica e intercalada; coreografada também. O termo vem da idade média, quando designava o bobo da corte. É o mesmo que coro falado. Pode-se dividir de várias formas: através da numeração, vozes mistas e solos, ou ainda vozes masculinas ou femininas. Podem ser apresentados por adolescentes, crianças, jovens ou adultos. Pode-se abordar as obras ou a história dos autores: “Salmos”

15. Pantomima

É a forma de dramatização, em que as pessoas se movimentam, enquanto um ou mais narradores ocultos contam ou cantam a história. Teatro mudo, ou de sombras. “Natal”

16. Histórias Infantis

Personagens Bíblicos: “O menino que dividiu o lanche”; “A escrava de Naamã”; “Mirian”; “Moises”; “Fofinha” – Sheila Maroccolo.

1 resposta em “Diversificações do Drama”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.